Manifesto das minhas regras para ser o meu melhor como artista.

A forma como me encontrei capaz de vencer o mito do artista que atravessa gerações e gerações, o mito da escassez.

20 regras (para já) baseadas na minha experiência como artista, testadas ao longo de anos. Podem ainda vir a mudar!

Antes de começar este estatuto queria dizer que não me preocupei demasiado em fazê-lo perfeito na ordem das alíneas, porque tenho a certeza que vai evoluir comigo e, a ideia agora é apenas lançá-lo no mundo.

1- Passar para a minha Primeira hora aquilo que para mim é prioritário. Esta mudança foi incorporada em 2024 depois de vários anos a fazer primeiro tudo o que tinha para fazer antes de fazer aquilo que para mim é realmente prioritário, ou melhor dizendo, a minha pintura que sempre foi prioritária na realidade nunca o foi.

O que é a Primeira hora? A primeira coisa que faço no inicio de cada dia de trabalho.

2-Não responder a emails, ou mensagens no fim de semana ou, após ter fechado a porta do atelier. Esta regra tambem a vou actualizar mas, deixando a parte de trás que escrevi há uns meses. A minha relação com as redes sociais tem vindo a mudar, e se alguma mensagem for importante eu respondo fora do meu horário laborar muitas vezes porque como estou a atravessar uma fase da vida da minha mãe difícil e que me cansa a cabeça tenho medo de me esquecer por isso faço-o logo. Por outro lado tenho pensado no conceito de não me sentir prisioneira dos algoritmos e, só pego no tlm depois do pequeno almoço, bem como há noite quer ir para cama com os livro.

Como artistas, os dois mundos estão sempre interconectados. Alimentam-se, portanto cabe ao artista saber preservar os momentos em que se desconecta para se re-conectar.

3- Não marcar compromissos às segundas-feiras.

O primeiro dia da semana é como o acordar da semana, deve ser lento, agradecido, dedicado para criar uma boa base para que a semana tenha sucesso.

Numa actualização feira em, 2024 devo dizer que esta foi uma das regras que mudou a minha vida!! A ansiedade das segundas-feiras sempre existiu em mim, não por não gostar do dia, mas por personalidade exercer demasiada pressão sobre mim mesma!

4- Definir os dias e horários de visitas, e respeitar os meus fins-de-semana.

Não deixar isso ao critério dos outros, ainda que haja e deva haver flexibilidade.

5- Definir os blocos de tempo  para me focar a 100% nas coisas que não são adiáveis. Focar-me na tarefa em mãos é curativo!! Aprendi com a Elleanor Roosevelt que conseguia estar focada no seu trabalho com a algazarra de 5 filhos à volta dela.

6- Não dar resposta imediatas. Dar-me tempo para incubar. Entre a pergunta e a resposta deve haver um espaço.

7- Desligar o tlm e às vezes mesmo o modo de fotografia, não digo sempre, mas grande parte das vezes para sentir esse vazio de sobrecarga que interfere e me dispersa.

8- Responder, partilhar, apenas quando me sinto no meu melhor. Se não me sentir, desligar do assunto e voltar mais tarde. Ir dormir primeiro. Ainda mantenho esta máxima em 2024.

Como diz uma amiga minha artista que trabalha com gessos… “Ninguém precisa de gessos para comer!!!”

O urgente é relativo.

Na decisão, quanto maior o alinhamento, maior sucesso na ação empreendida.

9- Não “encher o prato demasiado” não me comprometer demasiado. Ter muitos assuntos abertos fazem-me verdadeiramente ansiosa e infeliz e para isto a regra é;

Terminar o que comecei e comemorar antes de voltar a iniciar. Fechar o ciclo.

10- Analisar sempre qual a intenção por trás da ação, seja no que for.

Se essa razão não for alinhada com os meus valores, não a empreender.

11- Agir sempre de acordo com esses valores;

º Ser transparente, mas não usar essa transparência como desculpa para agredir o outro.

º Ser honesta, na partilha, estar alinhada com a minha autenticidade. Implica saber dizer Não muito mais do que imaginei.

º Ser espontânea, agir naquilo que me emociona a seguir é o caminho.

º Ser verdadeira, assumindo que a cada momento estou a dar o meu melhor e que essa verdade não é absoluta. Vai mudar na medida do meu crescimento.

º Ser flexível, sem quebrar.

º Ser compassiva e empática, mas sem me deixar abusar na minha bondade.

º Nunca me esquecer de brincar.

º Ser responsável. Ter sempre atenção ao outro como parte do meu mundo.

º Pôr sempre a máscara em mim primeiro (como dizem nos aviões). Só assim poder estar no meu melhor ao serviço.

12- Na indecisão a resposta é NÃO. Se o Não for tambem uma indecisão vou desenhar durante uma hora e sei que no desligar a clareza bem sempre com muita certeza!!

13- Só aceitar aquilo que para mim, é um Hell Yess. Não tenho que me comprometer ou colocar-me em situações que não me fazem bem, ou inspirada.

14- Não tenho de agradar toda a gente.

15- Quero ganhar dinheiro a dormir.

16- Ter sempre várias fontes de rendimento.

17- Fazer pausas. “A pessoa que está cansada e continua a trabalhar só pode ser tola”, já diz o Carl Jung e eu concordo.

18- Apresentar-me ao trabalho todos os dias com consistência e disciplina.

19- Andar com calma significa produzir mais.

20- Lembrar-me sempre de me perdoar por algo. Do not Overthink.

30 abril de 2023 (actualizado a 25-02-2024)

Graça Paz